sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Projeto realizado na “Escola Estadual Padre José Scampini”
Professora: Izaura Caparroz
Turma – 2ª Ano “C” – Ensino Fundamental

TEMA - PERSONAGENS DO FOLCLORE

Justificativa:
É preciso resgatar nossa cultura, os nossos valores e garantir as tradições às outras gerações. Segundo (Almeida, 2002 – pág. 58), o projeto rompe com fronteiras disciplinares, tornando-as permeáveis na ação de articular diferentes áreas do conhecimento (...)

Objetivos:
- Resgatar a nossa cultura por meio do folclore;
- Compreender ou ter noções de folclore;
- Evidenciar o folclore regional;
-Despertar nos alunos o interesse por nossas tradições;
- Desenvolver a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual por meio de poesias, contos, músicas e danças.

Procedimentos:
-Leitura das histórias dos personagens do Folclore;
-Apresentação dos personagens e reconto de história do folclore regional contada pelos pais, e trazida para a sala de aula e recontada para os coleguinhas. Confecção de um álbum, criado pelos alunos com a releitura de cada um dos personagens trabalhados.
Recursos:
Rádio, TV, DVD, livros, computador, filmadora, etc.






BUMBA – MEU-BOI
Só de nome esse boi está cheio! Quer ver? No Recife se chama Boi-Calemba; no Amazonas, Maranhão e Pará, Boi-Bumbá; em Alagoas, Folguedo e esses são só alguns nomes! (Dá para qualquer boi ficar confuso.) Bumba quer dizer "Bate! Chifra” É uma festa muito popular no Norte e Nordeste do Brasil. O boi nasce em uma festa, morre em outra e ressuscita na última. Calma, não precisa ficar com pena dele. Não é um boi de verdade. É uma fantasia de boi toda enfeitada de fitas coloridas, e embaixo dela fica um dançador. Acompanhando o dançador, vão pessoas vestidas de vaqueiros e gente de todo tipo, com roupas coloridas, cantando e dançando pelas ruas, indo de casa em casa. O Boi é uma mistura dos folclores africano, indígena e português! As festas acontecem de novembro até 06 de janeiro, o Dia de Reis.



BOITATÁ A COBRA DE FOGO


Batatá, Baitatá, Biatatá, Bitatá, Batatal... O nome é indígena e quer dizer "cobra de fogo". E é justamente o que ela é. Contam que certa vez houve uma grande enchente e todos os bichos morreram menos a cobra.Quando a água baixou, era tanta comida que ela até ficou fresca: só queria comer os olhos dos bichos, porque eram mais molinhos (é meio nojento, mas a lenda é assim).Foi comendo tanto olho, tanto olho, que sua pele ficou transparente e ela virou uma cobra de luz! Virou o Boitatá. Dizem que o Boitatá persegue quem faz queimadas nas matas, e se você correr — babau! Lá vai ela atrás.
CURUPIRA - O PROTETOR DAS FLORESTAS
É um anão, de cabelos vermelhos, os pés virados para trás e os calcanhares para frente. Pode ser pequeno, mas é um danado: ele protege as matas e os bichos dos caçadores, e é bem mau com eles: faz esquecerem o caminho e ficarem perdidos no meio da floresta, bate neles, faz com que desapareçam e como tem os pés virados para trás, quando os caçadores acham que ele está indo, ele está é voltando. Ou será o contrário?


SACI PERERÊ

Esse você conhece Sítio do Pica-Pau Amarelo. É um negrinho de uma perna só, com uma carapuça (gorro) vermelha na cabeça, que lhe dá poderes mágicos.É muito esperto e adora fazer traquinagens. Uma das suas preferidas é dar nó em crina de cavalo, depois de lhe dar uma canseira das boas, fazendo o bicho correr a noite inteira. Ele gosta de aprontar com as pessoas também: apaga o lampião, faz queimar a comida no fogo, espanta quem viaja sozinho... É um levado da breca.
Culminância
Este Projeto foi muito interessante. Ficamos o mês de agosto desenvolvendo –o . Todos os dias trabalhávamos uma história em sala de aula, quando tínhamos oportunidade, íamos até a sala de tecnologia, pesquisar algum site para conhecer trabalhos e fazer leituras de trabalhos de outras crianças, ou ficávamos na sala de aula, assistindo filme relacionado ao tema ou lendo histórias e fazendo desenhos e produzindo textos.Para finalizar o projeto foi confeccionado um “livrão” pelos alunos, que se encontra na biblioteca da escola. A tecnologia foi e é muito importante para as crianças, porque elas se sentem muito estimuladas, quando são convidadas para irem à Sala de Tecnologia fazer atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário