Atividade 2.7 – Registro digital da experiência.
TEMA: Música Regional, influência recebida de outras regiões e outros países.
Público alvo – alunos do 5º ano “B” do Ensino fundamental.
Duração – 06 aulas
Disciplina – Artes
Objetivos da Aprendizagem:
*Permitir ao aluno o conhecimento e a compreensão de algumas das manifestações musicais existentes em Mato Grosso do Sul.
*O estudo associado às produções artísticas, à musica como expressão, elementos expressivos, contribuindo para que o aluno conheça a influência de diversas culturas na constituição de sua identidade cultural.
*Conhecer alguns músicos e as produções musicais do MS http://pt.wikipedia.org/wiki/Almir_Sater.
http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Maria_Cec%C3%ADlia_e_Rodolfo&action=edit&redlink=1
http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Filho_dos_livres&action=edit&redlink=1
*Proporcionar aos alunos experiências criativas bem como realizar suas próprias produções artísticas e ou musicais.
*Realizar atividades na sala de tecnologia, envolvendo musica e sons.
METODOLOGIA
Apresentação de um texto explicativo sobre Musica Regional, destacar a importância da musica como diversão, forma de expor uma ideia, criticar, acalmar, acalentar e principalmente resaltar a influência recebida de outros povos.
Apresentação de musicas regionais gravadas em CD, possibilitar a compreensão da letra e da melodia.
Apresentação de alguns ritmos musicais como: Samba, Frevo, Rock, Rap, Hip Hop, Funk, Sertanejo.
Percebendo e reconhecendo diferentes sons, como: vento, água, animais, carro, ambulância, moto e outros.
Aula programada no Laboratório de Informática. Identificar sons e relaciona-los com imagens pré-selecionadas em um banco de imagens, montar em PowerPoint uma apresentação contendo som e imagem.
Finalizar este conteúdo com um desenho cego num primeiro momento uma musica bem suave e em seguida uma musica bem agitada.
RECURSOS: Computador, livros, internet, datas-show, radio, CD.
AVALIAÇÃO: Participação, organização e interesse e apresentação dos trabalhos.
CONCLUSÃO DO PROJETO
Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos na sala de aula para apreciação, pelos alunos e professores das outras salas e posteriormente para toda a comunidade escolar.
Atividade 2.7 – Registro digital da experiência.
O projeto foi desenvolvido em uma turma de 5º ano com 35 alunos, na disciplina de Artes, foram necessárias 06 aulas de uma hora cada para a execução do planejamento, tive ajuda da professora da sala de tecnologia quando desenvolvemos a atividade já marcada e planejada.
Na primeira aula apresentei um texto explicativo sobre a importância da musica na vida do homem para isso usei um texto da internet http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_Grande. Usamos rádio e CD para apresentação das músicas com vários ritmos, destacando sempre a importância da letra e que nem sempre é o cantor que compõe a música. Na aula seguinte fizemos um exercício que envolvia reconhecer sons busquei também na internethttp://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=toques+de+celular+gratis&aq=1&aqi=g10&aql=&oq=toques+de+celular&gs_rfai selecionei alguns sons engraçados e convenientes para a idade dos alunos, montei um banco de imagens fazendo relação com os sons. Esta seria a atividade pra ser desenvolvida na sala de tecnologia, montar no PowerPoint um slide com imagem e música, fizemos também uma cruzadinha contendo alguns ritmos musicais. Na última aula deste planejamento fizemos um exercício de “desenho cego” primeiro com uma música bem suave e logo em seguida uma música mais agitada.
Foi uma ótima experiência, os alunos conseguiram criar o slide, alguns com mais facilidade já outros com mais dificuldade, mas no geral foi de muito proveito a aula. O “desenho cego” foi muito interessante eles ficavam surpresos com o resultado obtido. Concluo que houve coerência quanto ao planejamento, as atividades estavam de acordo com as possibilidades dos alunos por isso conseguiram desenvolver com sucesso a proposta. Sei que a cada experiência aprendemos mais do que ensinamos e que também um projeto nunca esta totalmente acabado e sim deve melhorado para ocasiões futuras.
TEMA: Música Regional, influência recebida de outras regiões e outros países.
Público alvo – alunos do 5º ano “B” do Ensino fundamental.
Duração – 06 aulas
Disciplina – Artes
Objetivos da Aprendizagem:
*Permitir ao aluno o conhecimento e a compreensão de algumas das manifestações musicais existentes em Mato Grosso do Sul.
*O estudo associado às produções artísticas, à musica como expressão, elementos expressivos, contribuindo para que o aluno conheça a influência de diversas culturas na constituição de sua identidade cultural.
*Conhecer alguns músicos e as produções musicais do MS http://pt.wikipedia.org/wiki/Almir_Sater.
http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Maria_Cec%C3%ADlia_e_Rodolfo&action=edit&redlink=1
http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Filho_dos_livres&action=edit&redlink=1
*Proporcionar aos alunos experiências criativas bem como realizar suas próprias produções artísticas e ou musicais.
*Realizar atividades na sala de tecnologia, envolvendo musica e sons.
METODOLOGIA
Apresentação de um texto explicativo sobre Musica Regional, destacar a importância da musica como diversão, forma de expor uma ideia, criticar, acalmar, acalentar e principalmente resaltar a influência recebida de outros povos.
Apresentação de musicas regionais gravadas em CD, possibilitar a compreensão da letra e da melodia.
Apresentação de alguns ritmos musicais como: Samba, Frevo, Rock, Rap, Hip Hop, Funk, Sertanejo.
Percebendo e reconhecendo diferentes sons, como: vento, água, animais, carro, ambulância, moto e outros.
Aula programada no Laboratório de Informática. Identificar sons e relaciona-los com imagens pré-selecionadas em um banco de imagens, montar em PowerPoint uma apresentação contendo som e imagem.
Finalizar este conteúdo com um desenho cego num primeiro momento uma musica bem suave e em seguida uma musica bem agitada.
RECURSOS: Computador, livros, internet, datas-show, radio, CD.
AVALIAÇÃO: Participação, organização e interesse e apresentação dos trabalhos.
CONCLUSÃO DO PROJETO
Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos na sala de aula para apreciação, pelos alunos e professores das outras salas e posteriormente para toda a comunidade escolar.
Atividade 2.7 – Registro digital da experiência.
O projeto foi desenvolvido em uma turma de 5º ano com 35 alunos, na disciplina de Artes, foram necessárias 06 aulas de uma hora cada para a execução do planejamento, tive ajuda da professora da sala de tecnologia quando desenvolvemos a atividade já marcada e planejada.
Na primeira aula apresentei um texto explicativo sobre a importância da musica na vida do homem para isso usei um texto da internet http://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_Grande. Usamos rádio e CD para apresentação das músicas com vários ritmos, destacando sempre a importância da letra e que nem sempre é o cantor que compõe a música. Na aula seguinte fizemos um exercício que envolvia reconhecer sons busquei também na internethttp://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=toques+de+celular+gratis&aq=1&aqi=g10&aql=&oq=toques+de+celular&gs_rfai selecionei alguns sons engraçados e convenientes para a idade dos alunos, montei um banco de imagens fazendo relação com os sons. Esta seria a atividade pra ser desenvolvida na sala de tecnologia, montar no PowerPoint um slide com imagem e música, fizemos também uma cruzadinha contendo alguns ritmos musicais. Na última aula deste planejamento fizemos um exercício de “desenho cego” primeiro com uma música bem suave e logo em seguida uma música mais agitada.
Foi uma ótima experiência, os alunos conseguiram criar o slide, alguns com mais facilidade já outros com mais dificuldade, mas no geral foi de muito proveito a aula. O “desenho cego” foi muito interessante eles ficavam surpresos com o resultado obtido. Concluo que houve coerência quanto ao planejamento, as atividades estavam de acordo com as possibilidades dos alunos por isso conseguiram desenvolver com sucesso a proposta. Sei que a cada experiência aprendemos mais do que ensinamos e que também um projeto nunca esta totalmente acabado e sim deve melhorado para ocasiões futuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário